♥Amigos do Blog♥


♥Visitantes♥

♥

domingo, 22 de maio de 2011

Projeto: Como a Escola pode resgatar Valores?



Duração: ano todo

Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.


Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

• COLABORAÇÃO – “QUER UMA MÃOZINHA”?
• CONVIVÊNCIA _ “ COM LICENÇA?”
• ATENÇÃO _ “ FALOU COMIGO?”
• HONESTIDADE _ “NÃO FUI EU.”
• RESPEITO _ “E EU COM ISSO?”
• NUTRIÇÃO _ “VERDURA? NÃO!”
• RESPONSABILIDADE _ “ DEIXA QUE EU FAÇO!”
• GENEROSIDADE _ “ É MEU, NÃO EMPRESTO!”


CONTEUDOS CONCEITUAIS

• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
• Fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
• Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
• Que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
• Que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.



CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

• Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
• Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
• Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
• Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
• Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
• Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
• Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.


CONTEÚDOS ATITUDINAIS

• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinho.
• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
• Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
• Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família. Quanto com os amigos.


ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.

• Correspondência
• Seqüência de figuras
• Idéia de quantidade
• Classificação
• Dominó (fotocopiar as figuras dos livros)
• Bingo de palavras ou figuras.
• Estatísticas (resultados da pesquisa)


ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:

ORAL:

• Utilização adequada da linguagem oral.
• Recontar estórias.
• Relatar experiências vividas.
• Crachá.
• Explicação dos temas, questionamentos.
• Conversas.
• Criação de estórias.
• Dramatizações.
• Pesquisas.



ESCRITA:

• Elaboração de textos espontâneos.
• Aproximação da escrita.
• Crachás.
• Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.



ÁREA DAS ARTES VISUAIS:

Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
• Modelagem.
• Recorte e colagem.
• Jogos.
• Brincadeiras.
• Rotina diária.

• Cartazes.

ÁREA DO MOVIMENTO:

• Jogos.
• Danças.
• Brincadeiras
Tudo que se possam aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.


ÁREA MUSICAL:


• Músicas que possam se adequar aos temas.





ÁREA DE NATUREZA:

• Mudança de hábitos.
• Vídeos instrutivos.
• Pesquisas.
• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).


ÁREA DE SOCIEDADE:

• Construção de regras.
• Fatos do dia-a-dia ( jornais, rádio, tv,.)


ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA:


• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflito


Fonte: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Recados para Orkut