segunda-feira, 24 de maio de 2010
PROJETO COPA DO MUNDO 2010
Projeto Copa do Mundo (para adaptar)
Tema: União das Nações através da Copa do Mundo.
Maternal A – Itália
Maternal B – França
Justificativa
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.
Objetivo Geral
O desenvolvimento deste projeto mostrará para o aluno a diferença entre os países, em relação ao modo de se vestir, alimentação e música.
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.
Objetivos Específicos
- Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil, Itália (Mat. A) e França (Mat. B);
- Visualizar danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
- Identificar os países através da bandeira e cores;
- Compreender e Respeitar o trabalho coletivo.
Período de Realização: Março à Agosto 2010.
Apresentação do Projeto: 28/08
Metodologia
- Será usado o laboratório de informática e data show.
- Exibição de fotos dos países e vídeos de futebol.
Passeio do 2º Bimestre
- Visitar um campo de futebol
Temas transversais
Ética: Abordagem da união dos povos através da copa, respeito entre os alunos e as regras, trabalhar o conceito de que nem sempre se vence. Através das derrotas traçamos novas estratégias.
Meio Ambiente: Observar os lugares e as mudanças por causa da copa (enfeites), localizar pontos positivos (torcida) e negativos (sujeira).
Pluralidade Cultural: Verificar se possui costumes dos outros países que nós herdamos. Pesquisar alguns ídolos e montar um painel dos ídolos do futebol da vários países.
Matemática
- Construção de um campo de futebol para localizar as formas geométricas;
- Quantidade de jogadores no campo de futebol.
Língua Portuguesa
- Hino Nacional (confecção do hino com figuras relacionadas às palavras).
Artes
- Criação de um mascote para a sala;
- Reprodução de uma obra de Candido Portinari – Futebol;
- Música Partida de Futebol do Skank;
- Confecção de 1 jogador de futebol do país trabalhado.
Desenvolvimento do Projeto
1ª Atividade
Em um primeiro momento será realizada a seguinte pergunta:
Qual o significado da copa para a família?
Para iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será mostrada imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos.
Os alunos irão confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).
Material: Globo terrestre, 1 papel cartão branco, guache (verde, azul, amarelo, branco).
2ª Atividade
Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão ver vídeos de crianças, personagens e animais jogando bola.
Material: Cartolina, Data show.
3ª Atividade
Através do Globo terrestre os alunos identificarão onde fica a Itália (Mat. A) e França (Mat. B).
Após a localização será confeccionada a bandeira do país que ficará exposta na sala (serão identificadas as formas geométricas e as cores).
Material: Papel Cartão Branco (2), guache (azul, verde, vermelho, branco).
4ª Atividade
Conhecimento das músicas da Itália (Mat. A) e França (Mat. B), momento de muito aprendizado para o conhecimento de um novo ritmo musical.
Material: Som e música.
5ª Atividade
Conhecendo um pouco da cultura da Itália (Mat. A) e França (Mat. B) como costumes, roupas e pontos turísticos. Através de fotos e vídeos.
Material: Data show.
6ª Atividade
Culinária: os alunos irão conhecer um pouco das comidas típicas
- Itália (Mat. A): irá fazer Polenta
Ingredientes
• 2 litros de água
• 1 colher (sopa) de sal
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 400 g de fubá mimoso
Preparo da Receita
Coloque a água para ferver e acrescente o sal e a manteiga. Assim que iniciar a fervura, comece a acrescentar o fubá aos poucos, mexendo sem parar para que não empelote. Colocado todo o fubá, continue a mexer regularmente. Para um perfeito cozimento, o ideal é que a polenta cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Despeje em um refratário e salpique com parmesão, podendo cobrir com o molho de sua preferência.
- França (Mat. B): irá fazer Pão Frances
Ingredientes
½ quilo de farinha de trigo
15 g de fermento para pão
15 g de sal
20 g de açúcar
1 colher (sopa) se margarina
Modo de Preparo
1.Dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar
2.Misture os outros ingredientes
3.Amassa e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma
4.Se for necessário, coloque mais água e mais farinha
5.A massa não deverá grudar nas mãos
6.Deve ficar com aspecto leve e esponjoso
7.Deixe descansar por duas horas
8.A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado
9.Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima
10.Deixe que ela descanse mais uma hora
11.Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno
12.Assar por 40 minutos mais ou menos
7ª Atividade
Passeio para o Campo de Futebol. Os alunos terão um momento de diversão e conhecimento para conhecer como é um campo e o que te nele: grama, trave, riscos no chão, formas geométricas, arquibancada etc.
8ª Atividade
Confecção do campo de futebol os alunos irão pintar a roupa dos jogadores com tinta plástica em pequenos bonecos de plástico. Em uma caixa de terra será plantada sementes de capim para a reprodução do campo.
Material: Caixa de Madeira, semente de capim, boneco de plástico, tinta plástica.
9ª Atividade
Confecção do jogador da Itália (Mat. A) e França (Mat. B). Será desenhado no papel cartão branco e pintado com tinta, cada aluno pintará uma parte do jogador. Para do desenvolvimento da coordenação motora e o trabalho em grupo.
Material: Papel cartão branco (20), guache (amarelo, azul claro, azul escuro).
10ª Atividade
Confecção da bola de futebol: os alunos pintarão a bola de isopor para reproduzir a bola de futebol. Este será um trabalho em grupo, para o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.
Material: Bola de isopor (2 Grande), guache (preto, branco).
11ª Atividade
Reprodução da obra “Futebol” de Candido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra, será realizada em papel colorido. Será realizada a obra por ter nascido no Brasil, seus pais eram imigrantes Italianos e viaja para Paris. Reúne os 3 países trabalhados pelo Maternal.
12ª Atividade
Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.
Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).
13ª Atividade
Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.
Material: Pesquisa dos pais.
14ª Atividade
Reprodução do ponto turístico:
- Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.
Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.
- Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.
Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.
16ª Atividade
Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.
Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).
17ª Atividade
Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).
18ª Atividade
Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.
Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).
19ª Atividade
Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.
Material: Opções de mascotes.
12ª Atividade
Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.
Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).
13ª Atividade
Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.
Material: Pesquisa dos pais.
14ª Atividade
Reprodução do ponto turístico:
- Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.
Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.
- Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.
Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.
16ª Atividade
Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.
Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).
17ª Atividade
Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).
18ª Atividade
Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.
Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).
19ª Atividade
Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.
Material: Opções de mascotes.
Em ano de Copa torna-se impossível desenvolver projetos e/ou seqüências de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza: o brasileiro para, vibra, debate e chora.
Levando em consideração que a pedagogia de projetos parte dos interesses e necessidades dos alunos, a Copa do Mundo, sem dúvidas, é um tema rico em possibilidades. Devemos aproveitar toda essa mobilização para dar mais sentido às aulas, trabalhando de forma interdisciplinar e abordando temas atuais e transversais como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, o que permitirá que as crianças descubram diferentes culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.
Para tanto, é fundamental:

Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
Estimular a pesquisa, fazendo com que os alunos busquem curiosidades e informações sobre os países participantes da Copa.
Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização do time e comparar com as regras do dia a dia, na escola e Sociedade.
Desenvolver o senso crítico em busca de soluções a curto e longo prazo, usufruindo da competição para promover reflexões, interpretações e argumentações.
Explorar diferentes meios de comunicação, levando jornais, revistas, músicas, filmes, noticiários e internet para sala de aula.
Aproveitar a oportunidade para que as crianças lidem com a frustração – o ganhar e o perder, encarando como fato natural. Muitas vezes aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.
Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.
É urgente colocar sentimento e esperança, ousadia e inovação, entusiasmo e paixão no ato de educar. Por isso, basta usar a criatividade e o segundo semestre escolar, baseado no projeto Copa do Mundo envolverá a comunidade, desenvolvendo a construção de conhecimentos pautados na vida real.
Nos projetos, os professores e alunos interagem na organização dos conhecimentos, eles aprendem juntos. Os alunos situam-se diante da informação a partir de suas próprias possibilidades e recursos. O aluno descobre que não se aprende somente na escola e que o professor não é dono da verdade absoluta e que aprender pode ser muito divertido.
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
(Paulo Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.