segunda-feira, 5 de julho de 2010

Plano de aula: Fotossíntese e cadeia alimentar

Ciências – Alimentação
Nome da Aula:
Fotossíntese e cadeia alimentar.
Objetivos:
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do ambiente em relação aos demais seres vivos e outros componentes da natureza;
• Identificar e compreender as relações alimentares entre os seres vivos;
• Compreender o processo da fotossíntese e sua relação com a cadeia alimentar;
• Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
• Saber utilizar conceitos científicos básicos associados a fotossíntese, seres produtores, consumidores e decompositores, seres herbívoros, carnívoros e onívoros;
Conteúdos:
• Os vegetais como produtores de oxigênio e fontes de alimentos;
• Processo da fotossíntese;
• Componentes de uma cadeia alimentar: produtores, consumidores e decompositores;
• Classificação dos seres de acordo com o tipo de alimentação: herbívoros, carnívoros e onívoros;
• A importância dos seres decompositores;
• O homem em relação à cadeia alimentar.
Justificativas:
Saber como os ambientes naturais funcionam e como a vida se mantém e se renova contribui para a formação da cidadania. O conhecimento biológico pode levar a mudança de atitude em relação ao meio ambiente, modificando o modo pelo qual as pessoas e as instituições utilizam recursos naturais e tecnológicos disponíveis em nossa sociedade.
Resumo das Atividades:
• Questões de verificação dos conhecimentos prévios;
• Aula expositiva sobre o processo da fotossíntese;
• Atividade prática;
• Diferenciar os animais de acordo com sua preferência alimentar: herbívoros, carnívoros e onívoros;
• Atividade em grupo sobre a cadeia alimentar;
Duração:
5 Aulas
Avaliação:
• Participação e contribuição durante as aulas;
• Prova escrita;
• O relatório da aula prática pode ser transformado num instrumento de avaliação;
• A atividade em grupo e o resultado final (o mural) também podem ser instrumentos de avaliação.
Produto(s):

O relatório do experimento e o mural feito por toda a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.