segunda-feira, 12 de julho de 2010

Projeto violência infantil , violência doméstica e mais ...

Tema : Violência

Gênero Textual : Notícias/ Reportagens

Público Alvo: Alunos de 08 a 10 anos

Duração : 01 mês e 15 dias ( 1 vez por semana)

Disciplina: Português ( interdisciplinar)

Justificativa: Este projeto se fez necessário a partir dos constantes relatos das crianças de fatos divulgados pela mídia televisiva, jornal, rádio sobre violencia infantil , violência domestica e mais ...



Objetivo Geral:

Refletir sobre a violência na sociedade atual

Objetivos Específicos:

Refletir sobre a violência contra crianças nos dias atuais

Discutir tipos de violência vivenciados pelos alunos.

Investigar as causas da violência contra crianças.

Ampliar o vocabulário ,linguagem oral, escrita e estrutura do texto.

Despertar o interesse pelo tipo de leitura.



Desenvolvimento metodológico


1ª semana

1º - Conversa informal com as crianças sobre as notícias divulgadas pela televisão sobre fatos ocorridos e destacados

O que vocês têm escutado no noticiário jornalístico?

O que vocês sabem sobre o fato ?

Onde mais tem noticiado esse fato além da televisão?





2º- Que outros tipos de violência vocês conhecem?

Alguém já sofreu algum tipo d violência?

Levantar hipótese sobre o provável culpado ( anotar no cartaz)

Como você chegou a essa conclusão?

Quais dados nos leva a esta conclusão?

Pesquisar extra - classe



2ª semana

1º- Apresentação de alguns jornais para identificação de notícias sobre violência.

Leitura das manchetes e identificação do assunto violência./ Identificar o caso s.

Responder as perguntas :

Onde aconteceu?

Por que aconteceu?

Quando aconteceu?

Como aconteceu/

Com quem aconteceu?

Discutir o assunto

Acompanhar as notícias do caso .



3ª semana

1º- Recortar notícias /reportagens sobre o tema para iniciar a montagem de um mural.

2º- Pesquisar extra-classe em outros suportes ( jornal, revista, internet ...0 outras notícias sobre o tema.



2ª semana

No material trazido de casa pelos alunos e professor:

Identificar a fonte , data, autor, público alvo, a finalidade do texto.

6ª- semana de abril

Produção de texto a partir de notícias , reportagens, manchetes e outros.



3ª semana

Organização dos trabalhos para culminância

Exposição dos trabalhos para a escola e comunidade

Avaliação : Apreciativa e Continua.

Conclusão:

Esse projeto foi de grande importância, pois abordou um tema polêmico através do material impresso, televisão, rádio , internet de maneira dinâmica e prazerosa onde a escola e família interagiram de forma intensa durante todo o processo na busca de informação e pesquisa.

Através desse recurso foi possível vivenciar ações significativas de forma a desenvolver habilidades reflexiva e crítica , trabalhando valores , atitudes , respeito , justiça desenvolvendo as habilidades de leitura e escrita.

Um comentário:

  1. parabens pelo trabalho foi muito util para mim e sera tambem para quem quer um bom trabalho como suporte

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.