sábado, 16 de março de 2013

Projeto: Dinossauros



A proposta de se trabalhar com o tema “Dinossauros” surgiu no momento em que as crianças estavam brincando com os dinos de borracha e passaram a questionar bastante sobre qual seria o nome daquele determinado boneco, o que ele comia, se ainda existia, etc. 
Elenquei então as principais curiosidades das crianças em relação a estes animais e montei um roteiro para ir esclarecendo estas dúvidas: como viviam, o que comiam, como desapareceram. 
Contei com a preciosa ajuda e colaboração dos pais para o envio de materiais e pesquisas sobre o tema, o que enriqueceu bastante nossas rodas. 
Pudemos conversar bastante sobre a vida dos dinos, e mesmo durante a rotina nossos “amigos” sempre marcam presença: 

- Aqui neste buraco caiu um meteoro daqueles que matou os dinossauros (Flávio, brincando no parque).
- Eu estou procurando fósseis! (Felipe, cavando a areia com um graveto). 
- Existe bíblia de dinossauros? (Jéssica, com a sua bíblia trazida de casa na mão)Foram ótimos e ricos momentos, desde a apresentação da propostas, as rodas de conversa, as produções das crianças.
O projeto foi concluído com a elaboração de um ábum gigante em formate de dinossauro, contendo todas as informações que descobrimos e as fotos dos nossos momentos. 



ETAPAS DO PROJETO

1ª. Etapa:
Os dinossauros existiram no nosso planeta a cerca de 230 milhões de anos atrás, numa época chamada era Jurássica.
A palavra DINOSSAURO é de origem grega, onde “DINOS” significa GIGANTESCO e “SAUROS” significa LAGARTO.
Portanto, dinossauro quer dizer “Lagarto Gigantesco”.
Os dinossauros desapareceram do nosso planeta há 65,5 milhões de anos.
O mais provável é que tenha caído na Terra um asteróide, ou seja, uma imensa bola de fogo que desprendeu de algum outro planeta.
Atividade: Desenho com canetinha e giz de cera, registro das falas das crianças.

2ª. Etapa
Os dinossauros desapareceram do nosso planeta há 65,5 milhões de anos.
O mais provável é que tenha caído na Terra um asteróide, ou seja, uma imensa bola de fogo que desprendeu de algum outro planeta.
Atividade: Colagem e desenho com canetinha


3ª. Etapa
Além do fogo, a poeira que este asteróide levantou não deixava a luz do sol penetrar na Terra. Sem o sol, as plantas foram morrendo e os dinossauros que comiam as plantas começaram a morrer de fome.
Morrendo os dinossauros que comiam plantas, os que comiam carne ficaram sem ter o que caçar, e com o tempo, morreram todos. Isto se chama extinção.
Atividade: Colagem de folhas secas no papel canson, desenho.

4ª. Etapa
Sabemos que os dinossauros existiram de verdade porque estudiosos chamados arqueólogos acharam em alguns lugares ossos enterrados. Através de escavações, eles foram montando os ossos como se fossem quebra-cabeças e conseguiram descobrir como eram os dinossauros.
Atividade: Colagem de e.v.a. em base de papel cartão.

5ª. Etapa
Os dinossauros que comiam plantas eram chamados de herbívoros. Eles eram os maiores dos dinossauros, pois precisavam alcançar as folhas de algumas árvores bem altas. Seus dentes eram arredondados, para amassar as plantas que comiam.
Atividade: Pintura com guache.

6ª. Etapa
Os dinossauros que comiam carne eram os carnívoros, e viviam da caça de outros dinossauros. Eles eram ferozes e muito rápidos, porém menores do que os herbívoros. Os seus dentes eram bem pontiagudos, para perfurar e mastigar a carne das suas caças.
Atividade: Pintura com guache


7ª. Etapa
Todos os dinossauros pertenciam à família dos répteis, que é a mesma família das cobras e jacarés. Eles nasciam de ovos, e os animais que nascem de ovos são chamados de ovíparos. Eles não mamam na mãe como alguns animais que conhecemos. Os animais que mamam são chamados de mamíferos.
Atividade: Desenho e colagem com cascas de ovos.


8ª. Etapa
Curiosidades!
O Tiranossauro Rex, o mais famoso e popular dos dinos, não era tão feroz assim. Ele vivia dos restos dos outros dinossauros, não era um caçador.
Um dinossauro herbívoro era tão grande que se pode comparar o seu tamanho com o tamanho de 20 elefantes juntos.
Atividade: Pesquisa, recorte e colagem

10ª. Etapa
Bichos que conhecemos que se parecem com os Dinossauros:
Atividade: Desenho e registro da fala das crianças.


Fonte:http://officinadasideias.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.