terça-feira, 24 de agosto de 2010

Projeto Contos de Fadas


PÚBLICO ALVO:
Alunos da Educação Infantil.

JUSTIFICATIVA:
Os contos estão envolvidos no maravilhoso
mundo das crianças e partem de uma situação real e
concreta, para proporcionar emoções e vivências
significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos
pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por
meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de
significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores,
refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade,
sua expressão e linguagem.

OBJETIVOS CONCEITUAIS:
· Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes,
anões, gigantes, etc.;
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e
nomes de personagens.

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressarse
por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.

OBJETIVOS ATITUDINAIS:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e
necessidades;
Sistematizar situaçõesproblema,
a partir de contos, para as crianças refletirem
criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo
real;
Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
Aprender valores;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

METAS:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.

METODOLOGIA:
1) Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes,
bruxas, etc.;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre
as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração
as seqüências temporais;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as
personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.


ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
· Estrutura textual (narrativa);
· Temporalidade;
· Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
· Descrição de cenários e personagens;
· Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
· Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
· Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
· Listar oralmente as histórias preferidas;
· Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
· Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
· Elaborar um novo final, diferente do original;
· Analisar as características das personagens na história.

DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
· Expressões faciais;
· Criatividade;
· Vocabulário;
· Narração;
· Movimentos espontâneos e programados;
· Postura e encenação;
· Colocação de voz.

RECURSOS MATERIAIS:
· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com os personagens;
· Sanfona de histórias;
· Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
· Livros de contos de fadas e histórias infantis.

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