♥Amigos do Blog♥


♥Visitantes♥

♥

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Como funciona o Cérebro?




Nosso corpo é comandado por uma máquina fantástica, responsável por controlar simplesmente tudo que fazemos e, até quando estamos dormindo ele está trabalhando. O nome dessa estrutura fantástica?!?! CÉREBRO!!!

É o cérebro que marca a diferença peculiar entre os seres humano e as outras espécies animais. Ele consegue ter essa capacidade em função dos neurônios, células especializadas, que tem a importante função de transmitir, processar e armazenar informações. Tudo isso ocorre porque os neurônios comunicam-se através das sinapses, que representam a conexão entre dois neurônios. Estima-se que haja aproximadamente 100 bilhões de neurônios em cada estrutura cerebral. Cada neurônio tem capacidade para estabelecer cerca de 60 mil sinapses.Incrível, não?!?
Partes importantes
Nosso cérebro é formado por partes importantes, com funções diferenciadas, que vamos conhecer agora:
Para começar vamos falar do córtex cerebral, região ocupa nada menos que 80% da área cerebral e é responsável por controlar todas as ações conscientes e pensamentos, dados de análise sensorial e mantém arquivos de memória prontos para serem restaurados. É nessa área que se desenvolve a capacidade de pensar.
Outra parte importante é o cerebelo, estrutura pequena, mas complexa, organizada em dobras, que nos ajuda a manter o equilíbrio e controlar os movimentos.
O tálamo é a estrutura que transmite sinais sensoriais da superfície do corpo para o cérebro e é também neste local que estes sinais são analisados e decodificados.
No hipotálamo acontece a regulação do sono, da fome e a temperatura do corpo.
A glândula pituitária é responsável por produzir hormônios, substâncias químicas que caem na corrente sanguínea e vão agir em partes distantes do corpo, portanto são responsáveis por controlar várias funções orgânicas, como por exemplo, o crescimento.
O crânio é a estrutura óssea que protege o cérebro e para ligar essa poderosa estrutura com o restante do corpo há o tronco encefálico, que também ajuda no controle dos batimentos cardíacos e da respiração.
Para manter essa estrutura trabalhando o cérebro precisa receber constantemente oxigênio e por isso ocupa pelo menos metade do sangue oxigenado que circula no corpo.
Dois lados da mesma estrutura
O cérebro é dividido em duas metades – hemisfério direito e hemisfério esquerdo, conectadas por fibras nervosas. Algumas funções realizadas pelo lado direito do corpo são comandadas pelo direito e vice-versa, mas existem também habilidades que são controladas por apenas um hemisfério, por exemplo: o hemisfério esquerdo é responsável por processos mais lógicos e racionais do pensamento e também por habilidades verbais, já o hemisfério direito tem como foco os pensamentos mais criativos e emocionais, do pensamento intuitivo e fundamental para a percepção espacial.
Atualmente existem técnicas de mapeamento cerebral a detalhar as atividades que ocorrem em cada hemisfério e através da evolução dos estudos os cientistas percebem que a aprendizagem não se processa em uma área ou hemisfério específico, mas que envolve toda a estrutura cerebral, portanto o cérebro é o local da aprendizagem.
Curiosidades
O cirurgião grego Galeno de Pérgamo foi uma das primeiras pessoas a suspeitar que o cérebro era a estrutura que controlava a memória e as emoções. Ele viveu entre 129 e 200 aC e suas ideias eram bem avançadas para a época.
Fonte: http://www.smartkids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Recados para Orkut