♥Amigos do Blog♥


♥Visitantes♥

♥

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sugestões de Projetos para Berçário


O trabalho com Projetos no Berçário requer muita sensibilidade do educador, que deverá observar a turma e perceber quais as preferências e necessidades do grupo. Com esta faixa etária é fundamental também que a família tenha uma participação ativa. Daí a necessidade de criar um projeto que estimule não só a participação das crianças, mas de suas famílias.




Algumas sugestões de temas e abordagens:




MÚSICA: cantigas de roda, cantigas de ninar são muito apreciadas pelas crianças de 0 a 2 anos. Por isso, seria interessante elaborar um projeto que tivesse como eixo a música, a expressão verbal e a expressão corporal. Pode-se criar um cd com as músicas preferidas da turma (cada família apresenta a música preferida do(a) seu(a) filho(a). Então a a professora faz uma coletânea: música preferida de cada criança + músicas "mais pedidas" da turma. Para incrementar, pode-se, com a participação da família, criar um portfólio, registrando as músicas escolhidas por cada uma delas (um livro onde cada família registra com desenhos, colagem, fotos, a música preferida de seu filho).




ANIMAIS: crianças pequenas também adoram animais, apreciam nomeá-los e imitar os seus sons. Uma sugestão seria a criação de álbuns de animais (da fazenda, de estimação, do zoológico, de jardim, etc). As famílias podem ser convidadas a participar mandando fotos, gravuras e desenhos de animais, conforme a categoria que está sendo trabalhada. O álbum pode ser de plástico (aquele que recebemos quando revelamos fotos), pode ser confeccionado com pano, com E.V.A., com cartolina plastificada, enfim, materiais de fácil manuseio pelas crianças e também que sejam resistentes. Pode-se também trabalhar com os sons dos animais. DICA DE SITE: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/som.htm (sons dos animais).




HISTÓRIA DE VIDA DA CRIANÇA: as crianças gostam de ver fotos de momentos da sua vida. Então pode-se envolver a família na construção de uma história de vida da criança, utilizando fotos com uma legenda com informações sobre o local onde foi tirada a foto, o nome das pessoas que aparecem, enfim, é preciso que a professora tenha informações para poder explorar as fotos com a turma. As famílias precisam de informações sobre como organizar a história: quantidade de fotos, legendas, criatividade, prazos para entrega, etc. Assim, segundo um cronograma (1 vez por semana, por exemplo) as histórias são apresentadas e afizadas em um mural.




SURPRESAS: vc pode criar uma caixa, saco, mala para organizar as "surpresas". Segundo um cronograma cada família deve enviar dentro da caixa surpresa, um brinquedo, uma comida, um cd, ou qualquer outra coisa que a criança goste. É interessante que a mala, caixa ou saco não sejam muito grandes para que a criança seja estimulada a carregá-la. Você pode confeccionar uma Malinha com caixa de sapatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Recados para Orkut