♥Amigos do Blog♥


♥Visitantes♥

♥

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Adjetivo



Adjetivo é uma palavra que caracteriza um substantivo atribuindo-lhe qualidade/característica, estado ou modo de ser. Flexionam-se em gênero, número e grau.

Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios.

Exemplos: borboleta branca

Da mesma forma que os substantivos, os adjetivos contribuem para a organização do mundo em que vivemos. Assim, distinguimos uma fruta azeda de uma doce, por exemplo. Eles também estão ligados a nossa forma de ver o mundo: o que pode ser bom para uns pode ser mau para outros.

Classificação dos adjetivos

Os morangos são vermelhos. Vermelhos caracteriza o substantivo morangos e por isso,é um adjetivo[editar] Quanto à semântica
A classificação semântica dos adjetivos pode variar de acordo com o tipo de característica que exprimem. Alguns exemplos:

Cor: verde, amarelo, azul,vermelho, etc.
Forma: retangular . quadrado ,redondo, triangular, etc.
Temperatura: quente, frio, morno, gelado, etc.
Intensidade: forte, fraco, moderado, etc.
Proporção: grande, médio, pequeno, nanico, enorme,gigante,minusculo etc.
Qualidade: bom, bonito, amável, agradável, etc.
Defeito: mau, ruim, feio, horrível, etc.
Adjetivos gentílicos: brasileiro, americano, paulista, carioca, mineiro, baiano,etc.
Quanto à formação
Com relação à formação das palavras, os adjetivos podem ser classificados em:

Primitivo: Não provém de outra palavra, e serve de base para a formação de outras palavras, em geral, substantivos abstratos. Exemplos: Triste é primitivo de tristeza; Negro é primitivo de negritude.
Derivado: Apresenta afixos e provém de outra palavra. Exemplos: Integral é derivado de íntegro (íntegro + sufixo -al); Amansado é derivado de manso(prefixo a- + manso + sufixo -ado).
Simples: É constituído de um só elemento: surdo, mudo, etc.
Composto: É aquele que é constituído de mais de um elemento: Plantão médico-cirúrgico, Uniforme alviverde(alvi + verde).
Pátrio:É aquele que mostra a origem, a nacionalidade do ser : Menino iraquiano(do país Iraque), Gaivota africana(do continente África).
Composto exemplo:

Flexão de adjetivos
Os adjetivos podem sofrer três tipos de flexão: por gênero, por número e por grau.

Flexão de Gênero
Os adjetivos podem ser divididos em dois grupos em relação ao gênero.

Adjetivos uniformes : Apresentam uma única forma para os dois gêneros (masculino e feminino). Exemplos: empregado competente (masculino)/empregada competente (feminino)
Adjetivos biformes : Apresentam duas formas para os dois gêneros (masculino e feminino). Exemplo: o homem burguês (masculino)/a mulher burguesa (feminino)
Em geral, para formar o feminino, os adjetivos levam a vogal -a no final do adjetivo e para formar o masculino eles levam a vogal -o no final do adjetivo. Exemplo:criativo (masculino)/criativa (feminino).

Entretanto, pode haver exceções, como no caso dos masculinos terminados em -eu, que podem fazer o feminino em -eia (europeu, européia) ou em -ia (judeu, judia).

Flexão de Número
O adjetivo flexiona-se no plural de acordo com as regras existentes para o substantivo.

Nos adjetivos compostos, como regra geral, só o último elemento vai para o plural. Exemplo: poemas herói-comicos
Há exceção para o adjetivo surdo-mudo, que faz o plural surdos-mudos.

Não há variação de número nem de gênero para os seguintes casos:
adjetivos compostos com nome de cor + substantivo: olhos verde-mar
adjetivo azul-marinho: calças azul-marinho
locuções adjetivas formadas pela expressão cor + de + substantivo: chapéus cor-de-rosa
os substantivos empregados em função adjetivas quando está implicita a idéia de cor: sapatos cinza
Regras para flexão de número para adjetivos compostos
Nos adjetivos compostos, só o último elemento vai para o plural
Exemplos:lente côncavo-convexas

Nos adjetivos cores, eles ficam invariáveis quando o último elemento for um substantivo

Exemplos:

papel azul-turquesa/papéis azul-turquesa;
olho verde-água / olhos verde-água
Flexão de Grau
A única flexão de grau propriamente dita dos adjetivos é entre o grau normal e o grau superlativo absoluto. Exemplos: atual - atualíssimo, negro - nigérrimo, fácil - facílimo. Algumas palavras ainda admitem o grau comparativo. Exemplos: grande - maior, pequeno - menor, bom - melhor (não confundir com o advérbio bem - melhor. Exemplo: Esse é bom, aquele é melhor ≠ Ele fez bem, você fez melhor).

Nos demais casos, o grau é indicado não por flexões, mas por advérbios. São distintos os seguintes graus:

Comparativo de igualdade: Usa-se para expressar que um ser tem um grau de igualdade a outro ser. Pode ser determinado pelas locuções: tanto...quanto, ...assim como..., tão...quanto, ...do mesmo jeito que..., e outras variações. Por exemplo: "Fulano é tão alegre quanto sicrano".
Comparativo de superioridade: Usa-se para expressar que um ser tem um grau de superioridade a outro ser. Pode ser determinado pelas locuções: mais...que ou mais...do que. Exemplo: "José é mais alegre que Pedro".
Comparativo de inferioridade: Usa-se para expressar que um ser têm um grau de inferioridade a outro ser. Pode ser determinado pelas locuções: menos...que ou menos...do que. Exemplo: "José é menos alegre que Pedro".
Superlativo absoluto (analítico): Exprime um aumento de intensidade sobre o substantivo determinado pelo adjetivo, sem compará-lo com outros da mesma espécie. Exemplo: "José é muito alto".
Superlativo absoluto (sintético): É expresso com a participação de sufixos. O mais comum é –íssimo. Exemplo: “Trata-se de um artista originalíssimo”, “Seremos tolerantíssimos”.
Superlativo relativo de superioridade: Exprime uma vantagem de um ser entre os demais da mesma espécie. Exemplo: "José é o mais alto de todos".
Superlativo relativo de inferioridade: Exprime uma desvantagem de um ser entre os demais da mesma espécie. Exemplo: "José é o menos alto de todos".
Locução adjetiva

Na foto, uma mãe e seu filho.
 A mãe possui um amor de mãe ou maternal por seu filho. O adjetivo de mãe é locução adjetiva, pois são duas palavras que possuem o valor de um adjetivoLocução adjetiva é a reunião de duas ou mais palavras com função de adjetivo. Elas são usualmente formadas por:

uma preposição e um advérbio
uma preposição e um substantivo
Exemplos:

Conselho da mãe = Conselho materno
Dor de estômago = Dor estomacal
Período da tarde = Período vespertino

Um comentário:

  1. Gostei do seu Blog,vou colocá-lo nos meus favoritos.Agora por favor me tire uma dúvida querida;"lá vou estar sem internet"para estar sempre presente".Não estou sendo sarcástica não viu realmente gostaria que me tirasse essa dúvida.Isso está no tempo verbal correto.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Recados para Orkut