♥Amigos do Blog♥


♥Visitantes♥

♥

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A História da Internet



HISTÓRIA DA INTERNET

A internet já faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, seja para trabalho, pesquisa, entretenimento ou comunicação. Não dá para imaginar a vida sem ela, não é mesmo?
Mas nem sempre foi assim... Até chegar ao ponto em que está hoje, muitos cérebros brilhantes tiveram batalhar para colocar suas ideias em prática, mostrando que a ficção pode se transformar em realidade - a realidade virtual!
Vamos conhecer um pouco dessa história...
Década de 60:
1966: Tudo começou pelo trabalho conjunto entre quatro universidades norte-americanas que faziam pesquisas para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Para obter eficiencia no trabalho e também economizar dinheiro no processo de comunicação seria melhor que tivessem seus computadores interligados e um dos pesquisadores consegue verba para realizar esse projeto de interligação. Foi aberta concorrência para empresas especializadas desenvolver o projeto, mas poucos acreditavam nessa possibilidade.
1969: em 1° de maio de 1969, a BBN - Bolt, Beranek and Newman, empresa que ganhou a concorrência, envia o primeiro equipamento da rede para a Universidade da Califórnia em Los Angeles. Essa universidade passa a ser o primeiro ponto de conexão de uma rede (chamdo de nó). O grupo passa a chamar-se Arpanet e mais tarde Internet.
Década de 70
1971: Arpanet já tem 15 conexões em diversos centros de pesquisa, incluindo a Agência Nacional de Administração Espacial (NASA), nos EUA.
1973: as conexões saem dos limites dos Estados Unidos e alcança a Europa, assim neste ano a University College de Londres e Royal Radar Establishment, na Noruega, já estão conectadas nessa rede.
1979: surge a primeira rede para grupos de discussão, que na verdade era uma mistura de canal de conversa em tempo real com RPG (Role Playing Game).
Década de 80
1981: uma empresa norte americana - Bitnet (Because It's Time NETwork), passa a oferecer o serviço de correio eletrônico - e-mail, incluindo também a transferência de arquivos. Neste ano também tem início a mais intensa de expansão de comunicação acadêmica através da internet. Ainda em alta, a Arpanet começa a utilizar um sistema de comunicação específico que identifica e agiliza a comunicação entre os pontos conectados, permitindo a comunicação entre pequenas instituições.
1984: O número de servidores (pontos de conexão) na rede chega a 1.000, um número espantoso para a época.
1988: como nem tudo é perfeito, neste ano surge o primeiro vírus de computadores a partir de um um programa clandestino que perde o controle e afeta o funcionamento de 6.000 dos 60.000 servidores da rede. O vírus fica conhecido como Internet Worm (o Verme da Internet). Neste ano também é criado o primeiro serviço de bate-papo pela Internet. Também mais países já estão na rede: Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Islândia e Noruega.
1989: em apenas 5 anos, o número de servidores atinge 100.000.
Década de 90
1990: muitos outros países entram na rede e praticamente o mundo todo está conectado. Este é o ano em que o Brasil também adere à rede.
1992: surge o WWW, que é a chave de reconhecimento da internet. Seu significado? World Wide Web, traduzindo: Rede de Alcance Mundial. O número de servidores na rede atinge 1 milhão.
1993: em apenas um ano, um enorme salto: passa à 25 milhões de servidores conectados. Grandes empresas percebem o potencial dessa nova tecnologia e dá início à expansão comercial através da internet.
1997: a utilização da internet explode em todo o mundo. O numero de usuários ultrapassa a casa dos 50 milhões, no Brasil, mais de um milhão. Empresas de tecnologia iniciam a fase do comércio on-line, facilitando a vida de milhões de pessoas no mundo todo.
Dai para frente a evolução é cada vez mais rápida e com certeza mais novidades nos aguardam em um futuro bem próximo...



Veja quando surgiram alguns serviços da internet tão usados atualmente:
E-mail: surgiu em 1965, antes mesmo de se pensar em internet!
Blog: o primeiro blog que se tem notícia é de 1997. Daí para cá sofreu muitas modificações e hoje é também um modo de se fazer pesquisa na internet.
Messenger: a primeira comunicação instantânea através do messenger foi em 1999 e em apenas dois meses de lançamento já contava com 2,5 milhões de utilizadores.
Redes sociais: em 1997 surgiram as primeiras redes sociais e sofreram muitas modificações para ter as funcionalidades que encontramos atualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Recados para Orkut