♥Amigos do Blog♥

♥Visitantes♥

♥

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quem foi Zumbi dos Palmares?



Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Livros sobre Zumbi dos Palmares

Zumbi
Autor: Santos, Joel Rufino dos
Editora: Global

Zumbi - Coleção Saga de Heróis
Autor: Vetillo, Walter
Editora: Escala Educacional
* livro paradidátido

Luana - As Sementes de Zumbi - Coleção As Aventuras de Luana
Autor: Macedo, Aroldo; Faustino, Oswaldo
Editora: FTD
* livro paradidátido

Zumbi - O Último Herói dos Palmares - Coleção A Luta de Cada um
Autor: Caruso, Carla
Editora: Callis

Zumbi dos Palmares - Coleção Infanto-juvenil
Autor: Lima, Renato
Editora: Paulus

Zumbi
Autor: Neto Jobim, Ruy
Editora: Bentivegna

Zumbi o Despertar da Liberdade
Autor: Braz, Julio Emilio
Editora: FTD
* livro paradidátido

Zumbi dos Palmares
Autor: SIQUEIRA, MARIA DE LOURDES / CARDOSO, MARCOS ANTONIO
Editora: Mazza Edições

Zumbi dos Palmares
Autor: FONSECA JR., EDUARDO
Editora: Atheneu Editora
fonte:Google

6 comentários:

  1. adorei fiz meu trabalho com essa imagem adorei mesmo o site e muito legal parabens

    ResponderExcluir
  2. Adorei muinto o seu blog mais não achei tudo que queria mas agradeço sempre .........
    Parabens

    ResponderExcluir
  3. Muito legal as coisas o seu blog me ajudam na escola Legal adoreei

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog, agora q o conheci estarei sempre por aki...parabéns!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...