♥Amigos do Blog♥

♥Visitantes♥

♥

quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto: Matemática



JUSTIFICATIVA
A necessidade de formar indivíduos o mais rápido possível para estarem “prontos” para o mercado de trabalho e para a vida fez com que o governo brasileiro determinasse uma atitude mais acomodada por parte da Escola e de seus professores, principalmente em relação ao ensino fundamental.
A alfabetização não se refere apenas, a saber, ler, escrever e a realizar operações básicas de matemática. Ela também se refere ao desenvolvimento das vontades de ler, saber, pesquisar, do interesse pelo seu “em torno” e à curiosidade em acompanhar o que ocorre pelo mundo.
Essa acomodação do “receber” a informação tornou o indivíduo preguiçoso para pensar e raciocinar, fatores que conduzem ao questionamento de uma informação transmitida na Escola, transformando-a, após análise, na sua própria verdade.
Na atualidade, o jovem absorve todo um conjunto de falsos valores e verdades transmitidos diretamente pela mídia, principalmente pela televisão. Ele passa a viver uma realidade distorcida, que não vale nem para ele, nem para ninguém, esquecendo que as novelas são para entreter e não para designar um caminho a seguir.
Para tornar ainda pior a situação, é a juventude atual aquela que participou da revelação dos mistérios da informática, popularizando-a e deixando-a mais próxima das pessoas.
Para as crianças, o acesso à Internet é interessante e oferece inúmeras oportunidades de aprendizado, mas elas preferem jogar, desenvolvendo, de fato, algumas habilidades e não o raciocínio lógico.
Nos últimos anos, ingressaram na universidade muitos estudantes que viveram tal problemática e que, por isso, carecem de curiosidade, imaginação, interesse, etc., os quais são atributos essenciais à formação de profissionais, pesquisadores e professores atuantes.
Assim, este projeto nasceu desta preocupação, oferecendo aos jovens novas perspectivas para que se estabeleçam relações de aprendizado e estimulando o raciocínio lógico e a linguagem.
Desenvolver o Raciocínio Lógico é essencial para resolver problemas, tomar decisões, ter raciocínio construtivo e crítico, entre outros, os quais são importantes não só para as atividades escolares, mas também para a vivência do cotidiano e para a obtenção de sucesso nos dias atuais.
O desenvolvimento da linguagem é fundamental para uma correta forma de expressão, verbal ou não. Mesmo a expressão corporal, tem na linguagem seus fundamentos. Pela correta compreensão daquilo que apreende, torna-se o indivíduo capaz de resolver todas as suas questões. A auto-estima, confiança em si mesmo, são qualidades que surgem quando somos capazes de ouvir com clareza, de compreender o que ouvimos, de transformar esse entendimento em ação.


OBJETIVOS:
• Oferecer aos jovens novas perspectivas para que se estabeleçam relações de aprendizado e estimulando o raciocínio lógico e linguagem;
• Incentivar os alunos que tirem uma conclusão a partir de um conjunto de premissas;
• Possibilitar a exacerbação da capacidade intelectiva ao se estimular o raciocínio;
• Incorporar novas estratégias e conhecimentos para definir e atingir objetivos;
• Formar entre os alunos raciocínio construtivo e crítico;
• Favorecer o crescimento intelectual dos alunos através de liberdade de argumentação para defesa de suas idéias;
• Desenvolver técnicas de autonomia na tomada de decisões e resolução de problemas;
• Possibilitar a resolução de problemas, com exploração de mais de uma solução, favorecendo a criatividade e o raciocínio do aluno;
• Favorecer atividades de raciocínio lógico/ dedutivo e raciocínio indutivo;
• Valorizar o desempenho individual dos alunos, a fim de estimular a criatividade, autoconfiança e valorização de todos, indistintamente.


CONTEÚDOS
• Jogos educativos ou que exigem raciocínio ou, ainda, que dependem de boa concentração, atenção, memória, conhecimentos gerais, linguagem, vocabulário;
• Dinâmicas de convivência e agilidade;
• Problemas lógicos – matemáticos, como de velocidade, de idade, problemas que envolvam dados, desafios que utilizavam desenhos que exigiam perspectiva, problemas com formas geométricas, etc.
Créditos:Edma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...