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quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Projeto Amizade




1. OBJETIVOS


· Desenvolver competências sociais em crianças de quatro a seis anos


· Mostrar como serem amigas


· Exercitar a identificação, sensibilidade e fala pública sobre diferentes sentimentos


· Destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira


· Ajudar a expressarem sentimentos que lhes desagradam


2. PÚBLICO-ALVO


· crianças de quatro a seis anos


3. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS




· Recursos materiais: cartolinas, canetas hidro-cor, revistas velhas


· Outros recursos materiais, caso se faça opção por um treinamento e expressão das múltiplas inteligências


· Recursos Humanos: um a dois Mediadores previamente treinados


4. QUESTÕES RELEVANTES


· O que é a amizade?


· Amizade é o mesmo que amor?


· O que é um amigo de verdade?


· Qual a importância de um amigo?


· O que é o medo?


· Que coisas nos fazem felizes?


· Por quê ficamos tristes?


· O que nos deixa com raiva?


· Como não falar a um amigo?


· Como falar a um amigo?


E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças






6. COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS


· Afetividade


· Auto-estima


· Otimismo


· Controle dos impulsos


· Empatia – Compreensão do outro


· Prestatividade e solidariedade


· Sinceridade


· Empatia no ouvir


· Comunicação Interpessoal


· Pensamento dirigido


· Autoconhecimento


· Administração das Emoções


7. FASES DO PROJETO


· ABERTURA


Mediadores, pais, professores, pessoas da comunidade especialmente convidadas discutem e elegem as competências desejadas e a seleção de questões que a culminância do projeto deverá responder.




· O TRABALHO PRÁTICO – ESTRATÉGIAS


PREPARAÇÃO DO ROTEIRO


Os professores e os Mediadores escreverão roteiros de apresentações teatrais simples, cuja duração não deve exceder 15 minutos e que devem vivenciar cenas do cotidiano dos alunos envolvendo temas de relações interpessoais para ajudarem as crianças aprenderem como serem amigas, reconhecerem e falarem sobre diferentes sentimentos, lidarem com verdade e com a mentira, com a ira e com a dor, com o medo e a tristeza, com a alegria e com a felicidade e como expressarem o que lhes agrada e desagrada. Essas pequenas peças podem simular situações do pátio da escola, disputa por lugares, formas de abordagem, etc.




ENSAIO




Para cada encenação haverá um grupo de “atores” e outro de “espectadores”, mas todos os alunos nas diferentes peças desenvolverão ambos papeis. Durante o ensaio não deve ocorrer a prioridade de “lições de conduta” ou julgamento sobre “atitudes certas ou erradas” ainda que o aparecimento destas, possa gerar uma resposta serena e coerente por parte do(s) intermedializador(es). Os Mediadores poderão ou não introduzir o “ponto” com um ator que não aparece, ajudando os atores nas falas a serem praticadas.


APRESENTAÇÃO


A apresentação de cada peça se dará de forma similar a qualquer apresentação teatral.


DEBATES


Após a encenação deverão ocorrer os debates, envolvendo inicialmente apenas os alunos e os Mediadores. Nesse debate deve prevalecer a solicitação de opiniões sobre atitudes, gestos, posturas, ações ainda que as mesmas não devam suscitar julgamentos morais por parte dos professores. Não existe um tempo prescrito previamente para a duração dos debates, embora os Mediadores devam mostrar sensibilidade para não o prolongarem além dos limites do interesse por parte dos alunos envolvidos.


SÍNTESE CONCLUSIVA


Concluído os debates os Mediadores sintetizarão as conclusões gerais, enfatizando o que se levou os alunos a aprenderem com a atividade.


FECHAMENTO


É extremamente importante destacar que os valores e os ensinamentos conquistados necessitem ser retomados em momentos e circunstâncias diferentes, internalizando-se nas atitudes dos professores, contextualizando-se aos temas curriculares desenvolvidos. Em verdade, a encenação, debate e síntese conclusiva jamais deve “encerrar” a atividade, antes abrir espaço para práticas sobre novas formas de relacionamento e emprego constante das habilidades sociais no cotidiano dos alunos.


8. LINGUAGENS APLICADAS


Importante atividade de reforço é, em outra oportunidade, reunir-se os participantes do Projeto solicitando que expressem através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens, desenhos, corais, etc. – os valores desenvolvidos e supostamente apreendidos durante a atividade.


Atividade extremamente enriquecedoras é utilizar diferentes estratégias de comunicação, conforme as inteligências humanas suscitadas – lingüistica, lógico-matemática, visuo-espacial, sonora, cinestésico-corporal, naturalista, intra e interpessoal – e organizar painéis ou murais expressando os valores assumidos.


9. AVALIAÇÃO


A forma de avaliação será desenvolvida através da comparação de relatórios organizados por todos os elementos da equipe docente avaliando as atitudes dos alunos em sala de aula e no pátio da escola, antes e depois da realização de cada encenação, enfatizando a eventual permanência, após seis meses ou mais, de valores eventualmente assumidos.

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