♥Amigos do Blog♥


♥Visitantes♥

♥

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dicas de atividades de Estimulação na Educação Infantil


Estimule:
- Criatividade;
- Motricidade,
- Controle da força muscular,
- Aquisição de conceitos: constância da massa, causa e efeito,
- Atenção, concentração...



Pintura a Dedo



Material: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha ou maizena; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores)
Como fazer: Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso. Deixe esfriar e junte o vinagre. Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
Para usar, distribua entre as crianças pedaços de cartolina. Retire a tinta do pote com uma colher e deixe-as desenhar com as mãos.Coloque os trabalhos para secar à sombra.






Tinta vegetal



Material:


Beterraba, Cenoura e Espinafre
Modo de Fazer:Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha),cenoura (para a cor amarela), e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um num pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.
Atenção: Pintar sobre papéis grossos, utilizando-se de vários tipos de pincéis, esponjas, chumaço de algodão preso num palito ou num lápis, ou então, usar frascos de desodorante vazios, do tipo spray, que cheios de tinta servirão para espirrar no papel preso numa parede ou num cavalete.




Massa Caseira para Modelar

Receita 1 (massa de pão)


Material :4 xícaras de farinha de trigo,1 xícara de sal, 1 e meia xícara de água, 1 colher de (chá) de óleo
Modo de Fazer:Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.Atenção: Esta receita não precisa ir ao fogo. Não seca ao sol, mas você pode colocar as peças modeladas numa forma e pedir para um adulto colocar em forno brando para assar. Depois de assadas, é só pintar com tinta para artesanato ou tinta preparada por você através de nossas receitas.

Receita 2

Material1:500 g de maisena,100 g de sal,uma colher de (café) óleo,tinta vegetal
Modo de Fazer: Misturar a maisena e o sal. Juntar água suficiente para formar uma pasta.Pedir para um adulto levar a massa ao fogo, mexendo sempre. Acrescentar o óleo e o corante.
Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.Atenção: a massa não deve ser deixada para secar ao sol. Ela se conserva por vários meses, independente de qualquer produto químico.

Receita 3

Material:2 xícaras e meia de maisena1 xícara de salmeia xícara de águauma pitada de corante.
Modo de Fazer Misturar todos os ingredientesPedir para um adulto levar a massa ao fogo em banho-maria até desprender da panela.Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.


Atenção: a massa não deve ser deixada para secar ao sol. Ela se conserva por vários meses, independente de qualquer produto químico.


Cola Branca Caseira


Material Necessário:1 xícara de farinha de trigo e água
Modo de Fazer:Misture 1 xícara de farinha com 1 xícara de água.Ferva 4 xícaras de água e acrescente a mistura e deixe cozinhar aproximadamente3 minutos, espere esfriar e use.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Recados para Orkut